domingo, 24 de abril de 2011

HOJE É O DIA DA DERRUBADA DO JUDAS.

Hoje é o dia da derrubada do JUDAS em Sobral. Todo ano, centenas de pessoas se reúnem para destroçar simbolicamente, sem dó nem piedade, o pior malfeitor do ano.
É o chamado Sábado de Aleluia, que na tradição católica, acontece entre a Sexta-Feira Santa e o domingo de Páscoa e faz menção ao personagem bíblico Judas Iscariotes, que entregou Jesus por 30 moedas de prata.
SOBRAL - Em 2011, muitos JUDAS foram feitos mais para "arrecadar dinheiro para alguns sabidos" e poucos realmente foram enforcados. Mas para os que subiram, hoje é o dia da "derrubada". Poucos bairros de Sobral ainda mantém esta tradição milenar. Em algumas cidades a bricadeira vira protesto contra alguns políticos e a ás vezes falta local para dependurá-los.
O TEMPO - Ainda lembro quando criança meu pai me levava para ver a derrubada do Judas do Flanelon, no bairro da Santa Casa, era uma animação tremenda, com direito a testamento e premiação para quem conseguisse subir no pau de sêbo e derrubar o infeliz.
A turma da Varzéa, em frente ao Bar do Enoque, também fizeram durante muitos anos o JUDAS. Era tido como o JUDAS da Elite. Acabou depois de ser lido um testamento feito não sei por quem, onde descobriu-se alguns "cornos" de Sobral e foi uma confusão danada. Se fosse hoje talvez não daria em NADA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário