terça-feira, 12 de abril de 2011

SAÚDE DE SOBRAL. FALTA DE TRANSPORTE LEVA PACIENTE Á OBITO NA BILHEIRA.

A saúde precisando de SOCORRO!!! A denúncia do Vereador Junior Balreira é muito séria, não pode ser vista apenas como mais um discurso. Algo precisa ser feito. Leia a postagem do Blog do Vereador Zezão, e entenda o caso:
... "O Vereador Júnior Balreira(PMDB) ao usar a Tribuna da Câmara nesta terça feira(12) levou á conhecimento dos parlamentares que uma senhora de 45 anos, de nome Franscisca, faleceu na localidade de Macapá, Distrito de Bilheira, por falta de transporte para trazê-la para hemodiálise". A notícia chocou a todos os Vereadores.
No final do ano passado, a Secretaria de saúde não renovou os contratos dos transportes da saúde dos Distritos e convocou um novo processo licitatório , só que não incluiu carros fretados para distritos.
Nosso blog publicou no início do ano que a licitação fora só para a Sede de Sobral e os preços finais para a contratação totalmente insustentáveis. Houve contrrato de R$ 1.500,00 com combustível e motorista por conta do contratado.
Eu dizia á época que eles não iriam cumprir os contratos. E parece que isso está acontecendo. Certamente temos que concordar com o momento de transição do atual Prefeito, que está economizando todos os centavos.
Mas assisti uma palestra da Ministra Carmem lúcia sobre antecipação de tutela na saúde e ela dizia que quando recebia ações desta natureza , tacava a caneta e concedia a segurança pois quando alguem está morrendo afogado não dá tempo ensinar a nadar. Tem que salvar logo. Assim deve ser a saúde. Não dá tempo. Hoje recebi a visita de uma senhora que espera uma bota ortopédica desde janeiro. A informação da Sec de Saúde é que faltam assinaturas em documentos na licitação para que se possa adquirir as referidas botas e outros equipamentos licitados.
Com saúde não se brinca. Não se pode mais considerar que uma pessoa com saúde é uma pessoa sem gripe ou sem doença. Saúde tem que ser vista no sentido amplo.
Ter saúde é ter prevenção. É ter higiene. é combater não só a dengue , mas todo os males que possam a vir a nos prejudicar. Desculpem essa intensa postagem, mas é que a notícia da Bilheira deixou a todos sem argumentos perante o desabafo de Jr. Balreira.
(Do Vereador Zezão)

2 comentários:

  1. Se a saúde fosse caso de polícia, que neste caso é, com certeza a imprensa queria a cabeça do coronel, mas é culpa do prefeito , ela se cala. Alguém morreu por negligência, então alguêm tem que pagar. Alô calos Wilton deixa de falar só em musquito, a saúde é mais ampla.

    ResponderExcluir
  2. Quem não sabe que construir unidades hospitalares é sinônimo cidade: suja; sem saneamento;sem habitação;sem geração de renda e especialmente sem educação?
    Se o povo adoeçe é porque quase tudo isso tem nas cidades, e automaticamente não sabem escolher representantes que possam tentar buscar solução pros problemas das cidades. Vocês já pararam pra pensar quantos hospitais e clínicas teem em Sobral? quase o mesmo tanto de igrejas...

    ResponderExcluir