quarta-feira, 4 de maio de 2011

PASTORAL DA DST/AIDS DA DIOCESE DE SOBRAL PARTICIPA DA FESTA DA PÁSCOA NA CASA DE APOIO MADRE ROSA GATORNO,

A Pastoral da DST/AIDS da Diocese de Sobral participou no último dia 03 de maio da festa da páscoa na Casa de Apoio Madre Rosa Gatorno, que é uma rede de solidariedade positiva que atende 1044 pacientes de 61 municípios da região norte do Ceará e estados vizinhos.
A festa foi seguida de celebração eucarística realizada pelo Padre Bosco (da Pastoral da AIDS) da Paróquia de Cristo Ressuscitado, com o apoio de demais integrantes da Pastoral da AIDS, que também colaborou com bolos e refrigerantes.
A Pastoral da DST/AIDS da Diocese de Sobral está inserida nos municípios de Sobral, Meruoca e Pacujá, trabalhando em parcerias com a Casa de Apoio Madre Rosa Gatorno, COAS do Município de Sobral e do Curso de Enfermagem do INTA, Paróquia do Patrocínio, Paróquia do Cristo Ressuscitado, Paróquia de Pacujá, Paróquia de Meruoca e ONG Construtores da Paz.
A Pastoral da DST/AIDS está ligada a CNBB e ao Ministério da Saúde desde 1999 e em Sobral está atuando desde junho de 2010, no âmbito da prevenção, assistência, inclusão e contra o uso da discriminação aos portadores de HIV/AIDS, com palestras em escolas, associações, igrejas, visitas, apoios e capacitações para agentes da Pastoral.
A REALIDADE - No mundo são mais de 42 milhões que vivem com o vírus HIV, no Brasil mais de 600 mil, no Ceará mais de 10 mil, em Sobral mais de 400 indivíduos e esses números são dados que podem até triplicar. Em Sobral em 2010 faleceram 21 pacientes vítimas de AIDS.
A pandemia do vírus HIV em todo mundo só tem aumentado ao logo de cada ano, e o teste rápido que pode ser feito em Unidades Básicas de Saúde e em Centros de Referências, é sigiloso e rápido e a prevenção ainda é o melhor caminho.
TRANSMISSÃO - A forma de transmissão do vírus HIV é feito somente por três tipos: 1º Através da transmissão vertical, da mãe para o filho ainda no ventre, que pode ser evitado com o tratamento. 2º da transfusão de sangue sem os devidos cuidados, através do uso de objetos perfuro cortantes contaminados em pacientes ou indivíduos saudáveis. 3º através da relação sexual sem o uso de preservativos com alguém que porte o vírus HIV.
Qualquer outra forma de transmissão, como através do beijo, abraço, picada de insetos, uso de pratos compartilhados, talheres, toalhas, etc. será discriminação e preconceito. O indivíduo que contrai o vírus HIV, ele poderá ficar até 10 anos assintomático, e o seu tempo de vida vai depender de sua adesão ao tratamento, onde o mesmo poderá levar uma vida normal dentro da sociedade em que vive.
O Papa Bento XVI em 2010, preocupado com a vida em primeiro plano, liberou o uso do preservativo para quem faz programas sexuais, essa foi uma decisão norteadora da igreja católica, que cada vez mais sem perder seus princípios religiosos, está buscando maiores inclusões de seus fieis na sociedade e na vida. ... "Eu vim para que todos tenham vida e que tenham em abundancia (Jo,10,10)"
MAIORES INFORMAÇÕES:
Jorge Luís- Paróquia do patrocínio, 9629-1946/3611-1372
Email-
jluisdepaula20@gmail.com
Lili – INTA, 9916-9041
Fabrício – Cúria Diocesana, 9915-4019

Nenhum comentário:

Postar um comentário