quarta-feira, 1 de junho de 2011

ELEIÇÃO DOMINGO EM ALCANTARAS(Ce), AINDA PODEM NÃO ACONTECER.

O ministro do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) Marcelo Ribeiro é o relator de um Mandado de Segurança em que o diretório municipal do Partido Republicano Progressista (PRP) de Alcântaras, Ceará, tenta suspender as eleições suplementares do município, marcadas para o próximo domingo (5).
De acordo com o PRP, a resolução do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) que determinou a realização de novas eleições deve ser suspensa e, no mérito, anulada. O argumento do partido é de que a resolução desrespeita a Constituição Federal, uma vez que determinou a realização de eleições diretas para substituir o prefeito e o vice-prefeito eleitos em 2008 e cassados em 2010.
A agremiação sustenta que especificamente o artigo 81, parágrafo 1º, da Constituição Federal impõe que, no caso de vacância dos cargos do Poder Executivo durante o segundo biênio do mandato, devem-se realizar eleições indiretas.
O artigo 81 da Constituição se refere às eleições para presidente da República. No entanto, o partido defende que a mesma regra seja aplicada ao município, uma vez que a Lei Orgânica Municipal não trata especificamente da vacância no segundo biênio, e, dessa forma, instituiu a eleição direta apenas para o caso de vacância na primeira metade do mandato.
“Assim, é clara a circunstância de ser aplicável a regra do parágrafo 1º do artigo 81 da Constituição Federal, ante o silêncio da Lei Orgânica Municipal e a orientação jurisprudencial desta Corte”, argumenta.
Para o PRP, deve ser realizada eleições indiretas, uma vez que a sentença que cassou o prefeito e o vice só transitou em julgado em fevereiro deste ano, ou seja, após o início do segundo biênio.
Em Brasília o partido luta para cancelar a eleição, e em Alcântaras se prepara para vencer nas urnas, onde dois comícios ainda estão na agenda, hoje na localidade de sítio Silva, e amanhã o comício de encerramento no centro da cidade. O principal problema desta inédita eleição é quanto a indefinição das candidaturas dos principais candidatos. Fonte: Visão Norte.

Um comentário:

  1. A decisão refferente a essa postagem já saiu. veja o link http://sobraldeprima.blogspot.com/2011/06/coligacao-do-prefeito-tampao-perde-no.html

    ResponderExcluir