terça-feira, 29 de novembro de 2011

CÂMARA DE VEREADORES DISCUTE EM AUDIÊNCIA PÚBLICA A SITUAÇÃO DO IML DE SOBRAL.

Após a realização da Audiencia que discutiu o atendimento da empresa Guanabara, foi dando inicio a discussão da situação do IML de Sobral.  Presentes os seguintes convidados:
. Francisco de Assis Oliveira Filho - Perito Criminal.
. Maximiano Leite Barbosa - Perito Geral
. Janilson da Silva Filho - Perito Legista
. Eliete Torres - supervisora Adminsitrativa
. Cesar Mazza de Castro - Perito odontologista
. Deputado Estadual Ferreira Aragão(PDT).
O perito geral Maximiano Leite disse que a situação do IML é realmente complicado, pela carência de funcionários e pela dimensão territorial, mas que apesar das dificuldades, Sobral é o núcleo que têm o maior número de peritos, com 5 peritos todos trabalhando 40 horas semanais, mas estamos com deficência de mais 2 peritos.
Sobral está em média de atendimento com 3 pericias por dia, em caso de "morto". Em vivos, está em média de 9 perícias por dia, é o caso de acidentes para efeitos do DPVAT
Segundo o Sr. Maximiano, o governo do Estado deve abrir edital de concurso para médicos legistas para suprir as necessidades dos núcleos ainda este mês de Dezembro. Atualmente existem 2 médicos peritos, todos residentes em Fortaleza. 
O Sr. Maximiano disse que existem 4 Câmara Frigorifrico disponível no IML de Sobral. Com relação aos Carro Rabeções, existem apenas 2 em Sobral para atender a toda a região norte, mas que está previsto para janeiro a aquisição pelo Governo do Estado de 19 Carros novos para suprir as dificuldades.  Em 2010 - O IML de Sobral atendeu a 1.011 necropsias.  
A REAÇÃO...
O Vereador Luciano Feijão disse que infelizmente não existe um bom atendimento quando alguém procura o serviço do IML.
O Vereador Júnior Balreira perguntou sobre a questão do horário das 18hs nos finais de semana, que há informações no IML que apartir desse hora não tem atendimento, por falta de médico legista. E que isso tem trazido um prejuízo á população, pela demora na liberação do "corpo", as funerárias têm feito um comércio caro para fazer o embalsamento do falecido, algo em torno de 1.500 reais.
DO BLOG - A Sessão foi muito bem produtiva. E que agora deverá ser feito um encaminhamento das reividicações sugeridas nesta audiência pública ás autoridades competentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário