segunda-feira, 7 de novembro de 2011

DA COLUNA RÁDIO DO MORENO/ O GLOBO...

Theófilo Silva: "CIRO, CEARÁ E O ENEM"..
Embora a fraude no Enem tenha envergonhado os cearenses, outro fato encheu-os de orgulho: sua Faculdade de Direito (UFC) foi a segunda colocada no quinto exame nacional unificado da OAB, 2011, deixando para trás as prestigiosas USP e UNb. 
Foi também na educação – uma greve de professores que durou mais de dois meses – que se revelou a desgraça que hoje flagela o Ceará muito mais do que as “Secas” e a fraude do Enem: a família Ferreira Gomes, ou, apenas, Ciro Ferreira Gomes.
Com cinquenta e quatro anos de idade, Ciro já foi deputado, prefeito, governador, ministro da fazenda. Candidato a Presidência da República, foi derrotado duas vezes, entre outras coisas por conta de sua língua solta, e do machismo, que envergonhou o Ceará. Humilhado, Ciro reconheceu sua insignificância nacional, e recolheu-se ao Ceará onde instituiu uma monarquia, a famosa dinastia Ferreira Gomes.
Vaidosos, arrogantes e incompetentes, os irmãos Gomes capricham no destempero, em que desancam a tudo e a todos. Vejamos algumas pérolas: “médico é igual sal: branco, barato e você acha em qualquer lugar”, “Fortaleza é um puteiro a céu aberto”, “o professor que não estiver satisfeito com o salário (R$ 1.200,00) peça pra sair”, “O sujeito se vicia em exame de próstata, e...”. Durante a greve dos professores, a deputada Patrícia Gomes, ex-mulher de Ciro, foi filmada dando língua para os manifestantes. 
Formado em Direito pela UFC, Ciro não trabalha, nunca trabalhou, sempre foi político – troca de partido como quem troca de roupa – embora tenha se declarado porta-voz do Beach Park e assessor do PSB? Muito embora só ande de jatinho.
Sua família tomou conta do Ceará: um irmão é o governador do estado; outro, deputado; um secretário de estado; outro prefeito; a mãe de seus filhos é deputada e ex-senadora; a filha prepara-se ser deputada, e por aí vai. Ciro age como as velhas oligarquias nordestinas: perpetua a pobreza e aumenta do poder da família.
O Ceará foi governado durante a ditadura militar por três coronéis do exército, que se revezavam no governo. Esses coronéis tornaram o Ceará símbolo nacional do atraso. Bons tempos aqueles, onde, hoje, sabe-se que um deles, Virgílio Távora, foi um dos maiores governadores que o Ceará já teve. Pelo menos naquela época havia alternância de governo. Hoje tudo no estado se subordina ao desejo de Ciro, o grande. Os outros poderes não dizem não aos seus desejos nem contrariam suas ordens.
No interior do Ceará impera – Fortaleza não vota nos Gomes – pobreza, miséria, analfabetismo, o mesmo que na periferia de Fortaleza, embora turistas pensem que o Estado é uma enorme Avenida Beira Mar. Ciro não diminuiu os índices de atraso que atormentam o estado, nem repetiu os êxitos dos governos de seu padrinho político e amigo, agora desafeto, Tasso Jereissati. 

É triste ver que Ciro foi uma grande promessa na política cearense, alguém que, quando jovem, parecia trazer algo de novo. Não trouxe nada, sua fome de poder é a única coisa que o move hoje em dia. Vive do simples prazer de ser um coronel, administrando sua vasta propriedade, cujo feudo mais amado é sua cidade natal, Sobral folclórica pelo orgulho de seus habitantes –, onde é tratado como um deus. 
Dos famosos três coronéis, apenas um ainda vive, o multimilionário Adauto Bezerra, cujo governo foi o mais corrupto da história do Ceará. Infelizmente, Ciro está se aproximando daquele que, no passado, ele chamava de forças do atraso. Ciro é vítima do poder absoluto, daquilo que fulano chamava: “todo poder corrompe e o poder político corompe absolutamente”.
Só lembrando: os exames da OAB e do Enem não têm nada a ver com ações do governo dos Ferreira Gomes.
Por: Theófilo Silva é articulista colaborador de Rádio do Moreno/ O Globo.
DO BLOG - Acho que esse Theófilo, sulista radical, dos contra nordestino, andou se informando bem, mas não sabe o que diz. Algumas informações são totalmente distorcidas e deixam claro, um resquício de ódio contra o ex-ministro. Tenho a impressão que algo foi direcionado, com objetivo de atingir diretamente a Ciro. Mas por que? Qual o objetivo? Tirá-lo da cena política de 2014??
Todos nós sabemos que no NORDESTE funciona assim, isso não é previlégio do Ceará. Outra, apesar da lingua solta, mas estamos vivendo uma outra realidade, muito melhor do que na época dos três coronéis...Por enquanto, até vaiar tá liberado...

Um comentário:

  1. Concordo que Ciro tenha a língua solta, por isso estamos onde estamos o Ceará mudou, e mudou pra melhor, antes éramos visto pela pobreza, ausência de inteligência, não existia tecnologia, éramos criticados pelas falta de oportunidade em nosso estado, seca e por ai vai, os sulistas estão preocupados é com a mão de obra barata que hoje não existe mais, somos valorizados, claro que ainda falta coisas para ficar ainda melhor, porém há de convir que o Ceará seja visto NACIONALMENTE com bons olhos, sinônimo de progresso e de novas oportunidades, ao longo de sua carreira politica, Ciro trouxe muitas coisas boas para o Ceará, sou sobralense e lembro-me das palavras do Renato Aragão no dia da inauguração da GRENDENE Sobral, o Mussum e o Dedé lhe perguntaram: Porque não colocam o Ciro na politica Nacional, e o nosso Didi respondeu: Tenho ciúmes, o meu Ceará precisa dele por muito tempo para que o Brasil possa ver o Ceará com bons olhos e foi o que o Ciro fez. Existe a língua solta dele, mas foi isso que fez com que nós os cearenses fossemos vistos nacionalmente, foi isso que nos trouxe o Porto do Pecém, a transposição, e o reconhecimento nacional para o Ceará. Falar mal, muitos falarão, muitos criticarão, porém nós os verdadeiros cearenses, beneficiados com as melhorias trazidas a nós, só temos a agradecer ao Ciro Gomes. Fechar os olhos para o que já foi feito e pedir mais é humano, mas temos que reconhecer que fomos e estamos sendo beneficiados, sou profissional em informática, antes o sul era referencia em informática, hoje o Ceará é referencia, temos a maior empresa de segurança na internet que faz a segurança do Yahoo, empresa fortalezense, temos muitos profissionais em Linux, exportamos mão de obra em tecnologia, alguns amigos que hoje moram em Brasilia e em São Paulo, frutos da administração Cid Gomes, quando este corajosamente implantou o Linux já no ano 2000, somente hoje 11 anos depois está sendo implantado no resto Brasil. Parabéns a família Ferreira Gomes, fica aqui meus agradecimentos por nos ter apresentado melhorias que hoje refletem em nossas vidas. Aos que não querem ver fica aqui meu pesar!

    ResponderExcluir