segunda-feira, 9 de abril de 2012

O "SANTINHO DO ARIALDO PINHO" TEM EMPRESA DO GENRO METIDO EM ESCÂNDALOS DOS CONSIGNADOS NO GOVERNO DO CEARÁ.


A revista Época, em sua edição da semana passada, aborda  em suas páginas denúncias de favorecimento de empresas que oferecem crédito consignado para servidores públicos. De acordo com a revista, falta transparência na atividade, que movimentou R$ 160 bilhões em 2011 e costuma driblar a exigência da licitação.  A revista cita o caso do Ceará que, em 2009, até chegou a realizar uma licitação, que apontou como vencedora a empresa ABC. A coincidência nesse processo é que a ABC contratou outra empresa para prestar o serviço, de nome CCI.
De acordo com a revista, o que chama a atenção é o fato de o dono da CCI,  Luis Antonio Ribeiro Valadares de Sousa, conhecido como Zé do Gás, ser  "genro de um dos quadros mais poderosos do governo Cid Gomes (PSB): Arialdo de Mello Pinho, secretário da Casa Civil". Sobre os efeitos adversos dos empréstimos consignados, a revista considera que o caso do Ceará pode ser ainda mais grave. É que, de acordo com a denúncia encaminhada ao Ministério Público pelo deputado estadual Heitor Férrer (PDT) , outra empresa controlada pela CCI, a Promus, fica com 19% de comissão sobre os empréstimos.  
À Época, Arialdo afirmou por intermédio de sua assessoria que sua Pasta não participou da licitação, realizada pela Central de Licitação da Procuradoria-Geral do Estado. A ABC não se pronunciou sobre o caso.
Repercussão do caso...
Na terça-feira (3),  a coluna do jornalista Cláudio Humberto retomou o assunto. Em nota intitulada “Outro escândalo milionário em família, no Ceará”,  faz a abordagem da seguinte forma: " A revista Epoca confirmou revelação desta coluna sobre o escândalo no crédito consignado no Ceará. A Promus, que faz empréstimos a 150 mil servidores com exclusividade, movimentando R$ 40 milhões por mês, seria da família de Arialdo de Mello Pinho, chefe da Casa Civil do governador Cid Gomes. A comissão da Promus chega a 19%, suspeita o Ministério Público. A ABC, outra empresa do esquema, opera o cartão único para o servidor, e está registrada no endereço da Promus". 
A empresa Promus Promotora de Crédito e Cobranças Extrajudiciais Ltda., que detém a exclusividade da operação de créditos consignados no Governo do Estado, está em nome de “Zé do Gás”, genro de Arialdo Pinho. 

Mário Feitoza...

O suplente de deputado federal, Mário Feitoza (PSB-CE), atualmente no exercício do mandato, também é citado na reportagem de Época. A publicação destaca que, "num mundo sem regras, as suspeitas de favorecimento começaram a pipocar. Na Paraíba, o sistema de crédito consignado é administrado pela MCF Administradora de Crédito e Cobrança, contratada sem licitação. Ela pertence ao grupo empresarial MCF, do qual faz parte o deputado federal Mario Feitoza (PSB-CE). A empresa nega qualquer influência do deputadopara fechar o negócio, que se repete  em muitos outros  Estados e municípios".
Fonte: CNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário