segunda-feira, 9 de abril de 2012

A SITUAÇÃO PREOCUPANTES DO ENSINO MÉDIO E SUPERIOR NO ESTADO DO CEARÁ.

Essa é a 84ª Escola Profissionalizante, a ser inaugurada em Sobral pelo Governador Cid Gomes.
O acesso ao ensino médio e superior são os dois principais gargalos na educação do Ceará. Apenas 5% dos cearenses têm nível superior completo, ficando à frente no Nordeste apenas de Alagoas (4,7%), Bahia (4,5%) e Maranhão (3,6%). Mesmo assim, o Ceará está praticamente empatado com a média nordestina, que é de 4,9% da população (com mais de 10 anos) com ensino superior. Em relação a todos os estados brasileiros, o Ceará fica na 23ª posição.
Os dados são do estudo Evolução da Frequência Escolar e Nível de Instrução no Ceará, divulgado pelo Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece). Para o secretário-adjunto da Educação do Ceará, Maurício Holanda, os números podem representar um problema na oferta de vagas. Apesar de ter a quinta população do País, o Ceará só possui duas universidades federais - UFC e Unilab - e três estaduais - Uece, Urca e UVA.
Ensino Médio
O Ceará possui 21,3% da população com ensino médio completo ou superior incompleto. Os números deixam o Estado acima da média nordestina, que é de 20,3%, mas ainda há problemas de acesso: de acordo com Maurício Holanda, 15% dos jovens entre 15 e 17 anos estão fora da escola.
Além disso, o secretário-adjunto cita a melhoria do aprendizado no ensino médio como o principal desafio da educação do Ceará para os próximos anos. A boa notícia é que o estudo aponta para um crescimento de alunos no ensino médio, com a inclusão de 6,2 milhões de alunos entre 2000 e 2010 e construção de 84 escolas profissionalizantes.
Fonte: O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário