A um ano das eleições presidenciais de 2010, os dois pré-candidatos da base governista ao Palácio do Planalto vão dividir o palanque do presidente Luiz Inácio Lula da Silva esta semana durante viagem do petista à região do rio São Francisco, no Nordeste. Em três dias, Lula, o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) e a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) vão visitar as principais obras de transposição do rio --num roteiro que começa em Minas Gerais, passa pela Bahia e chega a Pernambuco. Ciro confirmou, por meio de assessores, que vai integrar a comitiva presidencial, assim como a ministra.
Assim como os governistas, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), também dedicou parte do último fim de semana para percorrer regiões do Nordeste. Serra visitou projetos problemáticos do governo federal no sertão pernambucano, mas disse que a viagem teve
"propósito político indireto". O governador ainda investiu no corpo a corpo em Petrolina (PE) e, à noite, foi à Festa da Uva e do Vinho, em Lagoa Grande.