terça-feira, 13 de setembro de 2011

L. E. P. APRESENTA RELATÓRIO SOBRE ERRADICAÇÃO DA POBRESA NO CEARÁ.


A Comissão de Ciência, Tecnologia e Educação Superior da Assembleia Legislativa, debateu, nesta terça-feira (13/09), às 14 horas, no Complexo de Comissões Técnicas da Casa, o relatório do Laboratório de Estudos da Pobreza (LEP) da UFC e o Plano Nacional de Erradicação da Pobreza Extrema. A solicitação atende um pedido da presidente da Comissão, a deputada Mirian Sobreira (PSB).
Segundo o professor Carlos Manso, coordenador de pesquisa do LEP/CAEN/UFC e co-autor da pesquisa, é caracterizada extrema pobreza todas aquelas famílias que tem renda per capita mensal abaixo de R$ 70,00. No relatório do LEP, apresentado pelo professor, com a titulação de “Caracterização do Extremamente Pobre e Elementos para um Plano de Superação da Miséria”, foram apresentados dados referentes ao perfil do extremamente pobre; renda, desigualdade e pobreza no Ceará e elementos para um Plano de Superação.
De acordo com dados do relatório, 16 milhões de brasileiros encontram-se na extrema pobreza. Desse total, 60 % é referente à população do Nordeste, sendo 9 % a realidade do Ceará no quadro da extrema pobreza nacional. Além disso, o estudo apontou também, a idade (60% são de jovens até 24 anos), a cor ou raça (60% negros ou pardos) e analfabetos (30 % acima de 15 anos) como pontos avaliados na pesquisa.
Segundo a parlamentar, a discussão dos fatores que geram o aumento da pobreza no Ceará, assim como no Brasil, é de extrema importância para a construção de uma sociedade mais digna e justa para a população. “A erradicação da pobreza é um sério problema social e econômico que aflige ainda inúmeras famílias, mas que precisa ser debatida e também, apresentadas medidas de efeito contrário urgente”, ressaltou Mirian.
“O Brasil demorou mais de dois séculos para descobrir que existem pessoas que vivem na extrema pobreza”, criticou o professor João Mário Santos de França, coordenador executivo do LEP/CAEN/UFC e também co-autor da pesquisa. O professor cobrou ainda, mais compromisso do município e Estado, no que diz respeito ao incentivo e, principalmente, à criação de políticas públicas para o combate à extrema pobreza no Ceará.
Assessoria de Comunicação da deputada estadual Mirian Sobreira (PSB)

Nenhum comentário:

Postar um comentário