quarta-feira, 19 de outubro de 2011

AMANHÃ É O DIA MUNDIAL DE COMBATE Á OSTEOPOROSE.


Esta quinta feira, dia 20 de Outubro, é o Dia Mundial de Combate à Osteoporose. Conheça um pouco dessa doença que atinge cerca de 10 milhões de brasileiros.
1) O que é a osteoporose?
È uma doença silenciosa que aos poucos vai fragilizando os ossos, é caso de saúde pública no universo da população com mais de 50 anos. Depois de atingir essa faixa etária 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à osteoporose.
2) Qual é a melhor maneira de prevenir a doença?

A melhor maneira de prevenir os riscos da osteoporose é o diagnóstico precoce. A partir disso, o paciente é submetido a tratamento que implica desde a mudança de hábitos alimentares e de atividade física, até a adoção de fármacos.
3) O que é a Década do Osso e da Articulação?
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu que de 2000 a 2010 é a Década do Osso e da Articulação. Nesse período, uma série de atividades já tem sido e ainda será realizada em todo o mundo para, entre outras coisas, lembrar a importância de se prevenir a osteoporose. 
4) Quais são as estatísticas no Brasil e no mundo?

Cerca de 75 milhões de pessoas têm OP na Europa, EUA e Japão. No Brasil são cerca de 10 milhões de pessoas com OP (aproximadamente 01 em cada 17 pessoas têm osteoporose (OP)).
ALGUMAS INFORMAÇÕES IMPORTANTE...
- Após os 50 anos, 01 em cada 03 mulheres e 01 em cada 05 homens apresentarão uma fratura relacionada à OP. 
- Aproximadamente 75% das fraturas de quadril após os 50 anos acontecem nas mulheres e 25% nos homens. 
- Em 2050 a incidência mundial de fratura de fêmur deve aumentar 310% nos homens e 240% nas mulheres. 
- Numa mulher branca o risco para uma fratura de fêmur é 01 em 06, e para o diagnóstico de câncer de mama é de 01 em 09. 
- Uma mulher de 50 anos de idade tem 2,8% de risco de morrer em conseqüência de complicações de uma fratura de fêmur. Este risco é equivalente ao de morrer por câncer de mama e 04 vezes maior que o de morrer por câncer de endométrio. 
- Mulheres com mais de 45 anos de idade necessitam de mais dias internadas em hospitais em decorrência da OP que muitas outras doenças (incluindo diabetes, infarto e câncer de mama). 
- Após os 50 anos, os homens apresentam um risco aproximado de fraturar por OP em torno de 30%, similar ao risco de desenvolver câncer de próstata. 
- A mortalidade no primeiro ano após uma fratura de fêmur está em torno de 20-24%. 
- Somente 1/3 das fraturas vertebrais apresentam sintomas. 
- No Reino Unido, a cada 03 minutos alguém tem uma fratura relacionada à OP. 
- Uma fratura prévia está associada a um aumento de 86% no risco de outra fratura. 
- A maioria das pessoas com alto risco (aproximadamente 80%), com antecedente de fratura, NUNCA foram diagnosticadas ou tratadas. 
Fonte: International Osteoporosis Foundation (
www.osteofound.org) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário