quinta-feira, 17 de novembro de 2011

PROJETO DO DEP. FERREIRA ARAGÃO QUER INSTITUIR O "PROGRAMA OUTUBRO DELAS"

Projeto de indicação do deputado Ferreira Aragão, líder do PDT, quer instituir o Programa “Outubro é Delas”, dedicado às ações preventivas à saúde feminina no Estado do Ceará. No mês de outubro, sem prejuízo de demais ações sistemáticas, o Poder Público, em cooperação com a Secretaria Estadual da Saúde e com entidades civis realizará campanhas de esclarecimentos, exames e outras ações educativas e preventivas à saúde da mulher, buscando priorizar: prevenção ao câncer de mama e colo de útero; doenças sexualmente transmissíveis; afecções ginecológicas mais comuns.
Para a implementação do Programa, o Poder Executivo Estadual poderá firmar convênios com instituições públicas e privadas, objetivando proporcionar exames preventivos nos órgãos públicos e afins, assim como levar ações junto à comunidade que busque atender à saúde da mulher. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer - Inca, o câncer de mama é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Referido câncer é a maior causa de morte entre as mulheres brasileiras, notadamente na faixa entre 40 e 69 anos, com mais de 11 mil mortes/ano.
Para modificar essa problemática é necessário investir cada vez mais em ações de controle e prevenção da doença, além de campanhas informativas. Lamentavelmente, segundo estimativas do Inca, mais de 49 mil casos de câncer de mama devem ser confirmados no ano corrente.
Sabendo-se da importância da prevenção à saúde da mulher, busca-se instituir esse Programa, dedicado não apenas à problemática do câncer de mama, mas também às demais doenças que afetam exclusivamente o sexo feminino. Por isso, atitudes preventivas são fundamentais para evitar o desenvolvimento e o agravamento dessas enfermidades.
A participação dos diferentes setores da sociedade parece ser o único caminho possível para garantir que as pessoas se conscientizem dos fatores de risco para o câncer, como o tabagismo e o alcoolismo. Para que isso ocorra, é importante que aconteçam as campanhas com o envolvimento de toda a sociedade juntamente com o Poder Público.
MARCONI ALVES – ASSESSORIA DE IMPRENSA

Um comentário:

  1. Caro Bene,

    Fiz (atrasado) um comentário sobre a pintura em rosa do portal SOBRAL na margem esquerda e agora quero lhe sugerir visitar este site: www.outubrorosa.org.br e vc compreenderá perfeitamente as razõe pelas quais vários pontos de sobral forma iluminados em rosa e as razões do bom projeto do Deputado Ferreira Aragão que vc se refere agora. Aquele monumento ficou rosa em novembro a pedido de um grupo de mulheres para mantermos até o dia 8/11 qdo ocorreria a passeata que vc registrou no S Sabóia em repudio ao crime da Prfa. Ana Soraia e agora nos foi solicitado manter rosa em apoio à participação da mulher sobralense na caminhada pela paz que ocorrerá dia 25/11 e assim, dia 26/11 tudo voltará ao normal - Branco. Não deixe de visitar o site que lhe recomendei a avaliar a possibiliadade de divulgar alguns dos muitos monumentos espalhados pelo mundo inteiro que se vestiram de rosa em algum outubro.
    Saudações
    Luis Fernando

    ResponderExcluir