domingo, 4 de setembro de 2011

SUB SECRETÁRIO RAIMUNDO ARAGÃO É O MAIS NOVO IMORTAL DA ACADEMIA SOBRALENSE DE ESTUDOS E LETRAS.

O Sub secretário de Cultura de Sobral e escritor Raimundo Nonato Aragão, 60 anos, é o mais novo imortal da Academia Sobralense de Estudos e Letras, eleito na noite da última terça feira, 30 de agosto de 2011, com 24 votos dos 38 Acadêmicos com direito a voto.
A imortalidade Acadêmica
A imortalidade acadêmica finca-se na garantia de que doravante o nome e a bibliografia do novo eleito se perpetuarão junto com o Patrono e os antigos ocupantes da Cadeira de N° 10. O Acadêmico possui vitaliciedade no cargo.

O Rito
A eleição obedece a um rito que se inicia com o falecimento de um sócio. A Academia baixa nota de pesar; realiza a Sessão da Saudade em memória do Acadêmico que faleceu e num prazo não inferior a 60 dias das exéquias do antecessor, se realiza a escolha do novo ocupante.

Às 19 horas em ponto, os Acadêmicos da Comissão Eleitoral, composta por Manoel Valdeci de Vasconcelos (Secretário-Geral da Entidade), José Ferreira Portella Netto (Decano da Academia) e Giovana Saboya Mont’Alverne Girão deram início à eleição, já contando com a presença do Presidente da ASEL, na Sede da Academia, situada na Av. Dr. Guarany, em Sobral. Treze Acadêmicos compareceram, 15 outros enviaram votos por carta, garantido sigilo do voto.
Às 21h01min a eleição foi encerrada e na presença da Comissão Eleitoral e do ex-Presidente João Edison de Andrade, foi realizada a apuração. A Cadeira tem por Patrono Antonio Bezerra de Menezes, foi ocupada por Paulo Aragão (pai do humorista Renato Aragão) e pelo Padre Jairo Linhares Ponte. A ela se candidataram os professores Manoel Carneiro Neto que obteve 4 sufrágios e Raimundo Aragão o vencedor com 24 votos.
A unanimidade
Terminada a apuração e feita a comunicação dos resultados aos dois candidatos, cumprindo a tradição Acadêmica, seguindo um rito iniciado pelo Cardeal Richileau, na França, por volta de 1634, os votos foram incinerados pelo Presidente da Academia. Entende-se que se juntam à fumaça eventuais oposições na escolha do novo Acadêmico que não tendo obtido a totalidade de votos, será recebido pela unanimidade dos componentes do Sodalício.
Posse
A posse festiva do novo imortal será definida posteriormente. A Academia Sobralense se congratula com os dois candidatos, Manoel Carneiro Neto e Raimundo Aragão, e agradece o interesse deles pela cultura sobralense.
Por: Luís Lira (Presidente da ASEL)

Nenhum comentário:

Postar um comentário