quinta-feira, 22 de setembro de 2011

SANTA CASA REALIZA I FÓRUM DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS E TECIDOS.

A Santa Casa de Sobral realizará, no período de 26 a 29 de setembro, o I Fórum Sobre Doação de Órgãos e Tecidos. O evento, que contará com importante programação, está inserido na comemoração da XIII Campanha Nacional de Doação de Órgãos. A Santa Casa, através do Ministério da Saúde, dispõe de uma Organização de Procura de Órgãos – OPOS. As OPOS são equipes médicas responsáveis pela vigilância dos casos de morte encefálica nas UTIs dos hospitais.

A portaria Nº 2.601 de 21 de outubro de 2009 do Governo Federal tornou viável o projeto que vinha sendo desenvolvido na Santa Casa com a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos. A Comissão é um dos requisitos da certificação da Santa Casa como Hospital de Ensino.

Atualmente, o Ceará se encontra na 2ª. colocação no que se refere a Estados com maior número de doações. Foram 40 doações efetivas no primeiro trimestre de 2010. A Santa Casa foi responsável por 12,5% desse total, com cinco doações efetivas. Sem a implantação do serviço, a Santa Casa já conseguiu o consentimento para 29 doações em 2010. Destas, 11 com diagnóstico de morte encefálica foram doadores de múltiplos órgãos.

Os outros 18 foram doadores de córneas que tiveram parada cardiorrespiratória. Do início das atividades em maio de 2009 até 30 de agosto de 2010, a Santa Casa já obteve 63 doações efetivas. Destas, 22 doações de múltiplos órgãos. Foram quase 100 protocolos de morte encefálica notificados à Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos (CNCDO) do Estado. Apesar das dificuldades enfrentadas, a Santa Casa detém indicadores invejáveis quando comparados a outros hospitais e estados da federação.
Por José Donato

Nenhum comentário:

Postar um comentário