terça-feira, 9 de agosto de 2011

50 ANOS DE SAAE DE SOBRAL. CONHEÇA AQUI, COMO TUDO COMEÇOU.

A partir de 1961, Sobral passou a fazer parte das cidades brasileiras com sistema de tratamento de água. Até então a água era servida somente aos moradores do centro da cidade, enquanto que as demais localidades eram abastecidas por carroças e outros recursos da época.
Os mananciais da época, dentre os quais o rio Acaraú, os açudes Cachoeiro e Mucambinho, lagoas como a da Fazenda, barragens e córregos, compunham nossos principais mananciais. Já nos distritos e localidades, as populações se valiam de poços, cacimbões,
cacimbas e outras fontes, todas sem as mínimas condições de higienização.
O SAAE chegara, e com ele um novo conceito no modo de utilização da água que, de bruta passou a tratada, atendendo aos padrões exigidos pelos principais organismos de saúde do País.Iniciava-se, naquela década, uma história duradoura de uma instituição compromissada com a melhoria das condições de vida da população de Sobral, a partir da implantação de uma completa infra-estrutura, necessária para o desenvolvimento sustentável do município, através da prestação de serviços com padrão de qualidade crescente no abastecimento de água e esgotamento sanitário.
Mais que uma Autarquia Municipal, que leva água tratada para 176.895 dos 178.000 habitantes (estimativa IBGE 2008), o SAAE é um valioso patrimônio do povo sobralense, e que pode ser equiparado aos mais modernos sistemas de abastecimento de água do Brasil, inserindo em seu complexo operacional, a administração da rede coletora de esgotos da cidade, que passou a contar com uma moderna dinâmica de serviços.
Se a gente pudesse olhar, a partir de uma torneira, todo o percurso da água que nos chega no dia-a-dia, veríamos que por trás desse enorme benefício existe uma grande equipe de trabalhadores e uma diversa estrutura de serviços justificando os investimentos feitos pela população de usuários de Sobral.
... E assim chegamos em 2011, 50 anos depois, sempre na pespectiva de melhorar cada vez mais...
DO  BLOG -
Neste 8 de agosto, comemoramos 50 anos de SAAE de Sobral, que tem no comando o amigo Edson Silva, e na pessoa desse amigo, parabenizar essa grande família.

Nenhum comentário:

Postar um comentário