terça-feira, 9 de agosto de 2011

MAIS UM TREMOR DE TERRA EM SOBRAL. CONFIRA O QUE ACONTECEU.

Um tremor de terra de 3.0 graus na escala Richter foi registrado na manhã desta segunda-feira, 8, no município de Sobral, na Região Norte do Estado. O abalo sísmico aconteceu precisamente às 10h53min e foi sentido também em diversos pontos da região da Serra da Meruoca.

Em conversa com O POVO Online, o coordenador do laboratório de sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), professor Joaquim Ferreira, explicou que são comuns, durante todo o ano, os tremores naquela região cearense.

Ainda que tenha sido sentido por moradores de diversos pontos de Sobral, o professor alertou que abalos sísmicos de magnitude 3.0 (a escala vai de 0 a 10) não oferecem grandes riscos à população. “A atividade é constante e continua, não só em Sobral, mas também em Santana do Acaraú e em Massapé”, destacou.

Segundo ele, desde 2008, tremores provocados por choques que acontecem entre bordas de placas tectônicas são registrados em Sobral. Em maio daquele ano, o Município sentiu o mais intenso terremoto da região, com magnitude de 4.3 graus.

Desde então, mais de 3 mil abalos já foram registrados na zona Norte do Ceará. Em alguns casos, os tremores provocam rachaduras e chegam a assustar os moradores da região.
Raquel Maia
raquelmaia@opovo.com.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário